30.8.09

Trem de Passageiros para Aparecida-SP

Antigo vagão do Trem de Prata pode levar romeiros a Aparecida

Projeto sobre o expresso turístico é feito pelo governo de SP.
Para CPTM, projeto é viável, mas não há data para sair do papel.

Carolina Iskandarian Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Vagões do extinto Trem de Prata serão restaurados para ir até Aparecida (Foto: Divulgação/ Christoffer R.)

Trem santo, expresso da fé, trem dos romeiros. O nome ainda não está definido, mas se depender da Secretaria de Turismo de Aparecida a locomotiva que vai ligar essa cidade à capital paulista parte soltando fumaça ainda no fim deste ano. O principal objetivo é levar turistas e romeiros até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, distante 167 km de São Paulo.

“Teremos um afluxo turístico porque as pessoas vão ter a curiosidade de vir de trem”, apostou o secretário de Turismo de Aparecida, Diego Samahá. “Os benefícios são inúmeros. É o resgate do transporte do trem e acho que vamos diminuir o tráfego na Via Dutra, que é o único acesso a Aparecida. Temos notícias de romeiros que vinham de trem para cá há uns 50 anos”, afirmou.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), responsável pela operação do trem, pôs um freio nas pretensões de Samahá. Por meio de sua assessoria de imprensa, disse que o projeto ainda está em fase de estudo, é viável, mas não tem data para ser colocado em prática.

Um dos empecilhos está em Juiz de Fora, Minas Gerais. São os vagões do antigo Trem de Prata, que fazia a ligação por trilhos entre Rio de Janeiro e São Paulo na década de 1990. Eles serão usados neste expresso turístico, mas precisam passar por restauração. “Eles ficaram em desuso por muito tempo”, disse Luiz Flaviano Furtado, coordenador de Turismo do estado de São Paulo.

Apesar do cronograma caminhar em velocidade lenta, uma vez que os vagões não começaram a passar pelo restauro, o secretário estadual de Turismo de São Paulo se mostrou otimista. "Trabalhamos com a previsão de colocar o trem em operação até o fim do ano", disse Claury Alves da Silva.

Andando nos trilhos

CPTM ficará responsável pelo restauro dos vagões e a operação dos trens (Foto: Divulgação/ Christoffer R.)

O trem percorreria aproximadamente 200 km, saindo da Estação da Luz, na região central de São Paulo, até chegar à estação ferroviária de Aparecida. Se a viagem será direta ou com paradas é mais um ponto a definir, mas ele funcionaria nos fins de semana. A malha ferroviária já está pronta. É a mesma usada por trens de carga que cortam o Vale do Paraíba.

De acordo com Silva, a passagem, a princípio, custaria R$ 28 para ida e volta. A ideia inicial é fazer viagens no mesmo dia, mas estuda-se a possibilidade de que os visitantes durmam em Aparecida e voltem no dia seguinte. "A meta é criar uma demanda para que o turista possa pousar na cidade".


Cada trem teria capacidade para 450 pessoas, como estimou o secretário de Turismo de Aparecida, Diego Samahá. De acordo com ele, a “cidade está preparada” para receber novos turistas. Em 2008, foram 9,5 milhões de visitantes ao longo do ano. No feriado de 12 de outubro, quando é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o município de 36 mil habitantes chega a reunir até 200 mil peregrinos. É a data mais importante da cidade, que só perderia para o Vaticano em número de turistas.

Horários

Meta é colocar o trem nos trilhos até o fim do ano (Foto: Arquivo/ AE)

O projeto do expresso turístico, que envolve ainda a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do estado e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, precisa passar pela concessionária MRS. É ela que detém a concessão da malha ferroviária no Vale do Paraíba e precisa ceder espaço para o trem de turistas.

“A grande questão é o compartilhamento (de horário)”, explicou Sérgio Henrique Carrato, gerente de concessão e arrendamento da empresa. De acordo com ele, os trens que passam "24 horas" entre Rio e São Paulo são só de cargas, mas uma cláusula no contrato da MRS prevê algumas viagens de passageiros naquele trajeto.

Carrato afirmou saber sobre a ideia do expresso até Aparecida, mas garantiu que “até o momento nunca houve a apresentação de documentos ou proposta” acerca do tema. Apesar da demora nas ações práticas, o coordenador de Turismo do estado mostrou otimismo. “Não visamos a rentabilidade, mas a interiorização e expansão do turismo paulista. É um resgate da nossa história”, disse Luiz Flaviano Furtado.

29.8.09

Sarau da Primavera

Dia 12 de Setembro, participaremos do Sarau da Primavera, que acontecerá conforme o panfleto abaixo! Conto com a presença dos amigos!

19.8.09

Inseparáveis, girafa e avestruz chamam atenção em zoo na Flórida

Animais pertencem ao zoológico Busch Gardens, em Tampa Bay.
Tratadores ficaram surpresos com amizade entre ‘Bea’ e 'Wilma’.

Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Foto: Matt Marriott/AP

A girafa ‘Bea' e a avestruz ‘Wilma’ chamam atenção no zoológico Busch Gardens, em Tampa Bay, no estado da Flórida (EUA), pela amizade que mantêm. (Foto: Matt Marriott/AP)

Foto: Matt Marriott/AP

A girafa ‘Bea’ e a avestruz ‘Wilma’ são inseparáveis e trocam afetos mútuos. (Foto: Matt Marriott/AP)

16.8.09

Capital paulista registra recorde de baixa umidade do ar


14/08 - 18:00 - Redação com Agência Estado

SÃO PAULO - A capital paulista registrou nesta sexta-feira o recorde histórico de baixa umidade relativa do ar. De acordo com a estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Mirante de Santana, na Zona Norte, a umidade relativa atingiu 10% às 15 horas, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerado estado de emergência.


AE
Poluição é vista no horizonte de São Paulo no dia mais seco já registrado
Este dado supera o ocorrido em 10 de setembro de 1981, quando a capital teve 13% de umidade relativa. Desde os registros iniciais do mirante de Santana, que começaram a ser feitos em 1943, nunca havia sido registrada uma umidade relativa do ar tão baixa. Os valores registrados nas estações dos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte "concordam" com o valor. Ambos registraram cerca de 12% de umidade relativa.


O Inmet afirma que uma massa de ar seco que atravessa São Paulo deve manter o ar seco até domingo.

Nessas situações, a população deve ingerir muito líquido, interromper atividades ao ar livre entre as 10h e 16h, evitar lugares fechados com aglomerações e, durante a tarde, manter com umidade os ambientes internos, principalmente no quarto de crianças. Para o fim de semana, a previsão é de que o tempo seco e o sol forte continuem em todo Estado. Não há expectativa de chuva em nenhuma região paulista.

11.8.09

Vozes Fraternas Abrem Lançamento de CD

O Coral abriu o lançamento do CD da Banda Zé Brazuca! Foi neste Sábado, 8 de Agosto de 2009, no Centro Cultural Jabaquara.

9.8.09

Foto antiga do Sítio da Ressaca

Ao visitar o interior da Casa do Sítio da Ressaca*, consegui recuperar uma imagem antiga da própria casa, copiando-a de um exemplar da amostra permanente para visitação pública. A foto data da década de 60, e o que mais salta aos olhos é o ambiente notoriamente rural que era o Jabaquara àquela época. Coloco logo abaixo uma foto recente, por mim tirada, que servirá para a comparação e reflexão!

R. Silva Temporini